Home » Informativos » Sobre o Vidro

Sobre o Vidro

vidroquenteO vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa líquida a base de sílica.

Em sua forma pura, vidro é um óxido metálico superesfriado transparente, de elevada dureza, essencialmente inerte e biologicamente inativo, que pode ser fabricado com superfícies muito lisas e impermeáveis. Estas propriedades desejáveis conduzem a um grande número de aplicações. No entanto, o vidro é frágil, quebrando-se com facilidade.

Certos autores consideram o vidro um sólido amorfo, ou seja, sem estrutura cristalina, porém, o vidro apresenta características de um líquido em sua ordenação atômica, mesmo em temperatura ambiente, ou seja, quando tem a aparência de sólido, por se tratar de uma substância de alta viscosidade (1040 Pa·s a 20 °C). O vidro comum se obtém por fusão em torno de 1.250 ºC de dióxido de silício, (SiO2), carbonato de sódio (Na2CO3) e carbonato de cálcio (CaCO3). Sua manipulação só é possível enquanto fundido, quente e maleável.

Newsletter

Receba novidades e promoções no seu email, basta se cadastrar

CHAT ONLINE

Matriz - Av. Bandeirantes n. 280 - Bairro Ipiranga - Goiânia-Goiás / Fone: (62) 3297-3500 Fax: (62) 3297-3513
Filial - Av. Xavantes n°. 901 - Jardim Petrópolis - Goiânia-Goiás / Fone/Fax: (62) 3297-1982